Wednesday, February 24, 2010

TATTERSALL

Tattersall é o nome dado ao "xadrez" que usamos alegremente em ambiente "country".
Com este "check", utilizado em camisas "viyella" ou coletes, conseguem-se combinações sublimes com "tweeds"... o que muitos não sabem é que este "xadrez" tem como origem, os padrões dos cobertores de cavalos. O nome por sua vez, tem a ver também com o ambiente equestre, mas doutra maneira ... Tattersalls é o nome do mercado-leilão de cavalos de alta qualidade de competição, mais antigo de Inglaterra. Foi fundado em 1766 por Richard Tattersall, e desde então este negócio manteve-se na família, ao longo de várias gerações.














































VANITY FAIR INTERLUDE CRICKETERS















































































Sunday, February 21, 2010

O MÍTICO FREDERICK SCHOLTE alfaiate do Duke de Windsor

O Duke de Windsor, que viveu um amor que o condenou a um exílio "maudit" e "doré", é visto como um dos homens mais bem vestidos do Sec XX ( atenção ao 'desconhecido' Gary Cooper).
Pois, o alfaiate do Duke durante 40 anos e desde 1919, foi o irascível e insuportável Frederick Scholte. Scholte de origem holandesa, que obrigava todos, até Reis e príncipes, a virem à sua alfaiataria para 'provarem' ... ele não ia a lado nenhum .... e não permitia a presença de 'esposas' ( mulheres a fazerem comentários ao seu trabalho ) .
Ele simplesmente recusava trabalhar para muita gente, e para artistas, só tendo permitido uma excepção ... Fred Astaire ... que experimentava a engenharia do fato, em directo, com passos de dança ... o que parece, divertia Scholte.
Scholte inventou o 'drape' cut ou 'London' cut, que na verdade representou uma libertação das 'camisas de força, e do inconfortável, que o corte militar representava. Assim uniu-se a elegância, o conforto e a silhueta que só o 'bespoke' pode garantir.
Os 'herdeiros' de Scholte e do 'drape' cut, estão na firma de Anderson & Sheppard, pois Per Anderson foi discípulo de Scholte.
Hoje em dia a firma, sem abdicar dos suas características de exigência, tornou-se mais aberta e acessível, longe dos tempos, onde tinham um empregado só para correr com os clientes que consideravam como não adequados.
Ainda um pormenor interessante ... Scholte fazia os casacos do Duke ... as calças eram feitas em Nova York por um outro alfaiate ... O Duke gostava de usar cinto, e não usava as calças inglesas concebidas para serem usadas com suspensórios.











O Guarda Fato do Duque de Windsor. Em baixo um verdadeiro "Scholte" que pertenceu ao Duque





























































































Saturday, February 20, 2010

YouTube - The gentlemen do battle: The Chap Olympiad, 2009


MICROCOSMOS "CHEZ MOI"

A partir de o meu minúsculo sótão- "pied-a-terre" na Baixa, aqui vão algumas imagens de detalhados microcosmos, ou pequenos "cantos", a lembrarmo-nos, tal como as crianças sabem, que as dimensões são relativas, e os horizontes da imaginação e da fantasia infinitos ... Se quiserem verdadeiramente "entrar" façam "click" nas imagens ...